Leve um tucano à praia!

21 out

Estou me sentindo meio mal. Até a esquerda da Universidade de São Paulo (isso inclui a esquerda da esquerda, o centro da esquerda e até a direita da esquerda) está, aparentemente, mobilizada para esquecer as suas diferenças e evitar um desastre maior. O crescimento mais significativo do candidato José Serra nas pesquisas de intenção de voto na virada do primeiro para o segundo turno despertou a preocupação das pessoas, que, por mais que condenassem Dilma e sua candidatura, agora defendem o braço direito (ou esquerdo?) do presidente Lula como a oportunidade que temos de se evitar o retrocesso político no país.

Estou me sentindo meio mal, porque não consigo aderir o movimento pró Dilma por maiores que sejam minhas preocupações em relação à Presidência da República ser ocupada por aquele senhor. Não que eu deteste o PSDB, eu só não sou capaz de concordar com suas idéias. O meu problema maior é o candidato Serra: não gosto de sua visão de estado, seu jeito de governar, seu projeto de país e me incomodam profundamente aquelas olheiras sombrias! Digamos que é uma questão pessoal.
Eu poderia aceitar visões diferentes das que eu tenho em um cargo de importância como o de presidente e dominando as políticas no Brasil. Isso deveria ser natural em democracias. Mas o Serra não! Suas idéias divergentes sempre resgatam na minha memória suas atitudes condenáveis de homem público e liderança política: pimenta nos olhos de professores, gás e balas de borrachas em colegas estudantes. O Serra não. Mas e a Dilma?

Acho que o que faz me sentir mal é o fato de não ter a mesma coragem que a de amigos e colegas, porque não consigo me livrar da resistência que havia imposto a mim mesmo contra o voto em Dilma. Todos, certos de que Serra no poder significa abdicar de algumas conquistas, estão determinados em anular qualquer chance do tucano vencer o segundo turno. Porém, infelizmente, não aprovo a campanha de Dilma e os rumos que ela tem tomado como reação ao debate político vazio que marca estas eleições, não gosto da mulher que ela tem se apresentado e não consigo ver a continuidade do governo Lula (ao qual guardo muitas críticas) como o ideal para este país.

Mas concordo com todos aqueles que defendem que um possível governo Serra seria infinitamente pior! Então, para vencer a barreira que me impus e o risco de ajudar a eleição deste sujeito que eu reprovo com todas as minhas forças, decidi tirar férias no domingo do segundo turno. Aqui no local onde trabalho, lançaram esta campanha: se você não quer votar no Serra e conhece alguns tucanos, leve-os até a praia, para um sítio ou pra Punta Del Este, mas deixe-os longe de uma urna! Outra estratégia interessante seria convencer um bisavô que não precisa mais votar ou um primo adolescente de 17 anos a comparecerem à zona eleitoral deles no dia 31 e votarem na Dilma.

Acho digno. Minha ética perdida e confusa me permite isso: não tolero o voto no Serra, mas não consigo votar na Dilma, então deixo de votar e carrego comigo para Praia Grande outros cinco amigos tucanos. Acho que cinco tucanos é uma boa meta para cada um de nós superar o perigo de Serra lá e para reformular a velha máxima “se não puder vencê-los, leve-os até a praia!”.

Anúncios

2 Respostas to “Leve um tucano à praia!”

  1. Borbas 21 de outubro de 2010 às 10:59 #

    Assino embaixo! Sou contra Dilma, mas sou mais contra do Serra!

    Sua estratégia é gênio! Vou seguí-la!
    =)

  2. Giu 21 de outubro de 2010 às 12:39 #

    Finalmente alguém escreveu tudo o que eu queria falar mas nunca conseguia dizer.

    Parabéns pelo o texto, tá ÓTIMO!
    Vou começar a ler esse blog 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: