Coerência ou poder?

18 out

Por Ricardo Azarite

Já era quase segunda, dia 4 de outubro, quando todos que ficaram surpresos com a votação maciça de Marina Silva, a candidata-Heloísa Helena dessa eleição, começaram a se questionar: para onde vão esses quase 20 milhões de votos?

Tempo suficiente foi dado até que o PV de Marina finalmente se decidiu: o partido se manterá neutro no segundo turno. É uma decisão que desagrada tucanos e petistas.

Minha primeira reação foi de surpresa, tinha certeza de que o PV iria se decidir por um lado, afinal de contas, qual é a relevância política prática de ficar neutro? Nenhuma; o partido praticamente encerra a chance de ter um ministério ou algum cargo administrativo, além de perder a oportunidade de ganhar alguma força política, já que teve uma votação pouco satisfatória para o Congresso de 2011.

Sorte que esse meu pensamento extremamente pragmático foi momentâneo, logo passei a ler essa escolha por uma perspectiva de coerência ideológica. PSDB e sua histórica atitude gerencial neoliberal nociva à soberania brasileira ou PT e seu histórico recente de corrupção? Ok, talvez a decisão tenha sido tomada com um pouco mais de variáveis, mas a campanha de Marina Silva foi marcada por um afastamento muito bem estabelecido: nós somos diferentes de Dilma e Serra, e ponto final! – e também por isso meu voto foi para ela.

Seria hipocrisia – uma atitude quase digna de mercenários – se Marina e o PV se colocassem de um dos lados. Essa é uma atitude louvável de coerência e que me faz só bater palmas. Alguns podem até dizer que a práxis política exige uma dose saudável de hipocrisia, feliz ou infelizmente, o que eu defendo é um sistema político livre dessa dose saudável! Prefiro dar meu voto a um partido coerente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: